As principais preocupações de segurança decorrentes da inovação digital

Fortinet
06/10/2020

As iniciativas de inovação digital são projetadas para melhorar a eficiência da empresa e a experiência do cliente. No entanto, geralmente consegue-se isso com a implementação de novos sistemas e soluções, incluindo dispositivos de Internet das coisas (IoT), dispositivos móveis, computação em nuvem e novos locais para as filiais. Isso cria mais complexidades operacionais e de segurança que abrem a organização a novos riscos cibernéticos. À medida que as superfícies de ataque digital se expandem e o panorama das ameaças cibernéticas evolui, as equipes de segurança geralmente tentam resolver os novos riscos implementando produtos de segurança pontuais. No entanto, a maior complexidade associada ao monitoramento e ao gerenciamento dessas soluções de pontos, exacerbada pelas novas regulamentações relativas à proteção de dados, deixa as equipes de segurança despreparadas para proteger a organização contra as ameaças cibernéticas.

 

Novos dispositivos introduzem novas ameaças

As iniciativas de inovação digital geralmente incluem a implantação de novos dispositivos e locais de trabalho. No entanto, estas inclusões à WAN corporativa ampliam a superfície de ataque da organização:

  • Os dispositivos de IoT são inseguros. Os dispositivos de IoT raramente recebem correções e fazem uso de protocolos inseguros e senhas padrão.
  • Os dispositivos móveis contornam a segurança. Os dispositivos móveis geralmente saltam entre redes internas e externas, possivelmente carregando malware por trás do firewall corporativo. Além disso, os dispositivos móveis “sempre ativos” aumentam a suscetibilidade dos funcionários a ataques de phishing.
  • A computação em nuvem é um território desconhecido. Quase três quartos dos profissionais de segurança cibernética têm dificuldade para entender o modelo de responsabilidade compartilhada da nuvem, que é um conceito fundamental de segurança em nuvem. Essa falta de entendimento coloca a organização em risco.
  • As redes das filiais expandem os requisitos de segurança. Em cada novo local há dispositivos a serem protegidos. Além disso, as organizações dependem cada vez mais de aplicações de software como serviço (SaaS) sensíveis à latência, e nem sempre é viável realizar o roteamento de todo o tráfego por meio da rede da sede para varredura de segurança.
  • O trabalho remoto cria desafios únicos. As organizações estão cada vez mais permitindo que os funcionários trabalhem remotamente. No entanto, o trabalho remoto introduz novos desafios, como a falta de escalabilidade da rede virtual privada (VPN) e o aumento da exposição às infecções por malware.

 

Para monitorar e proteger esses novos dispositivos e ambientes geralmente é necessário usar ferramentas de segurança especializadas. Isso aumenta a carga das equipes de segurança que devem monitorar e gerenciar essas soluções e painéis de controle adicionais.

  

As ameaças cibernéticas estão ficando mais sofisticadas

O crime cibernético é uma profissão lucrativa, e os adversários estão ficando mais sofisticados. O aumento da maturidade dos agentes de ameaça cibernética é evidenciado pelas ferramentas e técnicas usadas em seus ataques:

  • A maioria dos malware são de dia zero. O uso de malware polimórfico significa que metade dos ataques de malware usam malware de dia zero. Isso aumenta a dificuldade de detectar e remediar esses ataques.
  • O tráfego malicioso é criptografado. Uma porcentagem crescente do tráfego de comando e controle do malware é criptografada. Isto pode reduzir a visibilidade da organização sobre os ataques em curso.
  • Os ataques direcionados são mais eficazes. Os cibercriminosos estão usando cada vez mais ataques direcionados, com 65% dos grupos de crimes cibernéticos usando o spear phishing como seu principal vetor de ataque. Esses ataques mais direcionados são mais propensos a levar os funcionários a clicarem em um link ou a abrirem um anexo malicioso.

Enquanto o setor do crime cibernético evolui, os defensores cibernéticos normalmente são incapazes de acompanhar. Uma lacuna em termos de talentos em segurança cibernética com mais de 4 milhões de posições não preenchidas deixou as organizações com falta de funcionários. Aqueles que já fazem parte da folha de pagamento são prejudicados por processos manuais de segurança que não se ajustam à frequência e à complexidade dos ataques cibernéticos.

 

Os produtos pontuais aumentam a complexidade da segurança

À medida que a superfície de ataque digital cresce e as ameaças cibernéticas tornam-se mais sofisticadas, as organizações acabam sendo pressionadas a implementar remediações imediatas. Muitas organizações conseguem isso implementando as melhores soluções de segurança cibernética independentes do mercado para resolver todos os possíveis vetores de ataque à medida que são descobertos.

 

Os novos regulamentos sobrecarregam os recursos de segurança

Os regulamentos de proteção de dados foram projetados para proteger a privacidade dos seus constituintes. No entanto, estes regulamentos sobrecarregam muito as organizações que recolhem e protegem estes dados.

Conquistar, manter e demonstrar a conformidade com essas novas leis de proteção de dados é oneroso financeiramente e também no que diz respeito a tempo e recursos da equipe de segurança. No entanto, a não conformidade pode ser ainda mais dispendiosa, com as multas aplicadas.

 

Inovação digital com uma arquitetura de segurança integrada

As iniciativas de inovação digital criam novos desafios de segurança à medida que a expansão das superfícies de ataque emerge e o panorama das ameaças cibernéticas em evolução cria novas ameaças. Enquanto há necessidade dos melhores produtos de segurança do mercado para a segurança, os produtos pontuais não integrados aumentam a complexidade da segurança. Atingir uma segurança escalável e eficaz requer uma integração rigorosa, combinada com ampla visibilidade e automação, em toda a arquitetura de segurança da organização.


Entre em contato com a Connection e agende uma reunião com um especialista de segurança para saber como as soluções do Fortinet Security Fabric resolve esses desafios!