Descubra as vantagens em usar SD-WAN

Rafael Chimello
25/02/2021

Descubra as vantagens em usar SD-WAN

Sabemos que cada vez mais a necessidade de manter-se constantemente conectado aumenta, seja por questões de sobrevivência do negócio, ou mesmo por oferecer vantagens competitivas perante os concorrentes. O fato é que a infraestrutura de rede de uma empresa é vital para manter seus serviços operando com um alto padrão de qualidade. Em muitos cenários, é crucial conectar várias filiais e permitir que os times se comuniquem para o desempenho de suas atribuições, não deixando que a complexidade técnica do ambiente de infraestrutura interfira nesta dinâmica. Neste sentido, é primordial que o investimento no ambiente de redes seja bem pensando, sempre com foco na disponibilidade, flexibilidade, segurança e retorno do investimento.

O que é SD-WAN?

Aliado as estas necessidades citadas, uma abordagem muito usada no ambiente de Data Centers foi aplicada ao ambiente de Redes: Virtualização. O SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) basicamente aplica o conceito de virtualização ao ambiente de redes WAN, onde via software, são criados túneis e definidos caminhos que podem ser baseados em configurações prévias, tais como: Perda de Pacotes, Latência, Origem Específica, Destinos Específicos, Tipos de Aplicações, etc.

Utilizando SD-WAN, uma rede “híbrida” é criada, onde o controle de qual canal de transmissão de dados é utilizado fica a cargo de software e de um sistema automatizado previamente configurado, independentemente do tipo de circuito (4G, Fibra, banda larga, etc). A inteligência está na análise de diferentes indicadores, como o custo de transmissão, nível de segurança, disponibilidade e agilidade de entrega, todos estes itens são definidos previamente, respeitando as diretivas de políticas de TI da empresa.

Quais são as vantagens?

As redes SD-WAN oferecem uma série de vantagens para as empresas, podendo tornar o negócio mais competitivo e eficiente em médio e longo prazo, oferecendo benefícios desde a facilidade no gerenciamento centralizado das filiais, dispensa de uso de hardware dedicado para a conectividade WAN (roteador), escolha automatizada do melhor caminho de rede a ser percorrido, uso de comunicação encriptada entra as filiais (VPNs), suporte aos diversos tipos de conexões (3G, 4G, DSL, cabo, fibra), etc.

Desta maneira, o nível de flexibilidade para a gestão de TI é elevado com o uso de SD-WAN, uma vez que o gestor poderá escolher a tecnologia de conectividade de rede de melhor custo-benefício para cada filial, garantindo assim uma conexão de qualidade para os seus times

Contudo, um dos principais motivos que tornam a tecnologia interessante é a flexibilização do uso de conexões do Multiprotocolo Label Switching (MPLS), uma vez que este tipo de conexão, em alguns casos, pode ser até 70% mais cara do que as conexões com a internet.

Como posso implementar em minha empresa?

A Fortinet é líder no segmento de SD-WAN e oferece uma completa linha de soluções que se encaixam nos mais variados mercados e tamanhos de ambientes. A Connection atua em conjunto com a Fortinet a mais de 12 anos no mercado de Segurança da Informação, auxiliando seus clientes a extraírem os melhores resultados de acordo com suas necessidades, fornecendo assim um ambiente seguro e de alto desempenho.

Entre em contato com a Connection e agende uma reunião com um de nossos especialistas em segurança da informação para saber mais sobre como implementar SD-WAN em seu ambiente!

  • Rafael Chimello é Analista de Segurança da Informação na Connection, atuando na área de projetos de Segurança da Informação.