O que é Forticlient? Conheça melhor a solução de Endpoint da Fortinet.

Mariclea Bastos
19/10/2020

Uma solução de Endpoint Protection é uma das formas essenciais de proteção em uma rede empresarial, protegendo o ambiente interno de servidores e estações de trabalho, de ameaças digitais que podem surgir tanto de acessos internos, como servidores ou estações de trabalho, tanto de dispositivos externos, como smartphones, notebooks de visitantes ou clientes, e colaboradores trabalhando em home-office.

Para que a proteção aconteça de forma eficiente, o software do Endpoint deve estar instalado em todos os equipamentos da empresa, tornando todos “pontos de proteção”. Os endpoints são frequentemente o primeiro alvo de comprometimento ou ataques iniciais. Um estudo recente constatou que 30% das violações envolviam malwares sendo instalado em endpoints.

O Forticlient apresenta uma tecnologia de ponta no quesito da proteção, fornecendo visibilidade integrada, em especial quando o ambiente já utiliza as soluções de Next Generation Firewall da Fortinet, e uma defesa totalmente proativa contra ataques. 

O Forticlient possui integração total com o Security Fabric da Fortinet, o que permite que seja utilizada uma automação baseada em políticas avançadas de contenção e controle de ameaças. A solução também consegue se conectar ao FortiSandbox para fazer uma maior varredura no sistema, buscando ameaças de dia zero e malwares desconhecidos. 

Outra funcionalidade importante e presente no Forticlient, é que ele atua como cliente de VPN, SSL ou IPSEC, para ambientes com os Next Generation Firewalls da Fortinet, permitindo acesso seguro e autenticação de dois fatores para níveis superiores de segurança.

Os recursos da solução Forticlient são:

Antivírus

O Forticlient conta com que existe de melhor e mais avançado no quesito de antivírus. O FortiGuard AntiVírus, também desenvolvido pela Fortinet, atua contra as mais recentes formas de vírus, spywares, e outras ameaças digitais, garantindo que o sistema fique totalmente protegido e íntegro.  

Segurança com reputação de IP 

Para resguardar o sistema da rede corporativa contra fontes maliciosas, o Forticlient também possui como recurso o FortiGuard IP Reputation. Em conjunto com a pesquisa de nível internacional do FortiGuard Labs, esse recurso agrega dados de reputação de endereços IPs públicos, que podem representar algum tipo de perigo e bloqueiam previamente e proativamente qualquer ataque. 

Application Control

Além de possuir uma política de segurança que seja efetiva, o controle adequado das aplicações é fator essencial para a manutenção de níveis de proteção adequados. Através do FortiGuard Application Control, você poderá criar uma política adequada e granular de controle de aplicações no endpoint, determinando quais aplicações são confiáveis e possuem sua utilização permitida em seu ambiente. 

Prevenção de invasão 

Não permitir que ocorra qualquer tipo de invasão dentro do sistema, também é um dos focos principais do Forticlient. Para tanto, a solução conta com o IPS do FortiGuard instalado que consegue proteger contra os mais novos tipos de ameaças que existem, bloqueando a ação de agentes externos que podem prejudicar o sistema. 

Web Filtering

Outro recurso importante que o Endpoint da Fortinet apresenta é a possibilidade de controlar o acesso a sites e conteúdos na Internet. Com este recurso pode-se definir, baseado na categoria dos sites e de seu conteúdo, o que pode ser acessado. São mais de 80 categarias permanentemente atualizadas, o que inclui a classificação da reputação de cada site e a detecção de sites falsos, phishing. Sendo assim, a sua organização fica protegida contra sites maliciosos, hackeados ou impróprios que possam vir a atacar ou danificar a rede.

Além dos recursos apresentados acima e de tantos outros que o Forticlient apresenta, a ferramenta consegue disponibilizar uma série de benefícios para as empresas que optam pela sua utilização. Veja algumas dessas vantagens abaixo:

Visibilidade ampla do endpoint

Por contar com um sistema avançado de proteção,  através do Security Fabric, o Forticlient consegue fornecer para os seus usuários uma visibilidade mais ampla dos Endpoints que estão sendo utilizados. Sendo assim, isso acaba incluindo a identidade de usuário, status de proteção, pontuações de risco, vulnerabilidades não corrigidas, eventos de segurança, entre outras coisas.

Além disso, a solução também consegue fazer com que seja diminuída a superfície de ataque dos endpoints, o que também diminui os riscos de se sofrer algum ataque.

Defesa proativa de endpoint

Como já mencionado anteriormente, através da integração com o FortiSandbox, o Forticlient consegue oferecer uma maior proteção de cada Endpoint do sistema, detectando possíveis malwares, por exemplo, por meio de comportamentos e padrões. Sendo assim, aquilo que for considerado suspeito, é bloqueado automaticamente, e encaminhado para validação no Sandbox. 

Acesso remoto seguro

Nem sempre é possível acessar o ambiente de sua empresa localmente, em muitas situações há a necessidade de operarmos de forma remota. A solução Forticliente também oferece a possibilidade de um acesso remoto confiável, simples e seguro, através de sua funcionalidade de VPN integrada, permitindo além disso, como um nível de segurança adicional, a possibilidade de autenticação em dois fatores e a capacidade de conexão única.

Fácil de implantar e gerenciar

Por se tratar de uma solução de utilização massiva em todos os endpoints e equipamentos da rede, a solução deve ser simples de implantar e gerenciar. A Fortinet desenvolveu esta solução de forma a proporcionar uma solução modular e leve, que pode ser gerenciada centralmente através do Enterprise Manager Server (EMS).

Premiações do Forticlient

Por ser uma solução de extrema excelência, o Forticlient conseguiu uma série de premiações que demonstram toda a sua qualidade e efetividade no combate a possíveis ameaças. Com isso, agora que você já sabe o que é Forticlient, veja abaixo algumas das premiações que a solução possui: 

  • Award VB100;
  • AV Comparatives;
  • NSS Labs.

Entre em contato com a Connection e agende uma reunião com um de nossos especialistas em segurança da informação para saber mais da solução Forticlient!