O uso de SaaS e serviços em nuvem está crescendo em um ritmo assombroso, alimentado pela facilidade de adoção, capacidade de implementação, benefícios de custo e suporte. Embora as organizações possam abraçar conscientemente aplicações selecionadas na nuvem, outras aplicações são frequentemente introduzidas por funcionários de forma autônoma, sem o conhecimento das organizações e sem a preocupação e os cuidados necessários com a segurança.
Isso cria um problema que chamamos de “Shadow IT”, pois acabamos não tendo visibilidade sobre o uso destas aplicações SaaS não autorizadas.
Para conseguir controlar esta situação surgiram no mercado as soluções denominadas Cloud Access Security Brokers – CASB, que fornecem a visibilidade e o controle sobre estas aplicações.
Outra solução disponível é o FortiCWP, que é uma solução da Fortinet que oferece aos administradores de segurança e as equipes de DevOps o recurso de avaliar sua postura de segurança de configuração de nuvem, detectar potenciais ameaças originadas pela má configuração dos recursos de nuvem, analisar o tráfego entre os recursos de nuvem (dentro e fora) e avaliar a configuração da nuvem em relação as melhores práticas. A solução permite também gerenciar riscos em infraestruturas multinuvem, fornece relatórios de conformidade regulatória e integra correções à estrutura de automação do ciclo de vida da infraestrutura em nuvem.
A Connection trabalha com soluções de proteção e controle para Nuvem estando apta a projetar, implementar e suportar estas soluções.